terça-feira, 20 de junho de 2017

ALIENAÇÃO PARENTAL

Passamos por fatos na vida e por muitas vezes não sabemos o que estamos falando ou causando a outrem, observando o cotidiano de quem viveu o processo de Alienação Parental (onde um dos parentes, pais ou membros da família) promove uma campanha de desmoralização de outro manipulado com intuito de transformar pai, mãe em estranho, a criança é motivada a afastá-lo do convício. Esse processo pode ser praticado por avós, tios, pais e até terceiros “amigo”, essa síndrome diz respeito aos efeitos emocionais e as condutas comportamentais desencadeando na criança que foi vitima desse processo. É uma enfermidade que afeta o âmbito familiar, onde dificilmente o quadro pode ser revertido quando a criança se torna adulto e não reconhece que tem problemas, as acusações sem provas continuam a ser jogada ao vento transformando no que deveria ser amor em dor.

Não sou psicóloga nem psiquiatra, porém acredito que quanto mais se tenta mostrar a verdade mais obscura lhe parece ao alienado, e quando não tem ajuda de profissionais e provas cabais do que se viveu mais problema são enraizados na mente humana. Falar por falar, maltratar com assuntos que não diz respeito a outrem, manipular a criança de forma errônea, trazer pra si com mentiras e estórias absurdas podem deixar dores para o resto da vida, às vezes comentar assuntos que não dizem respeito, histórias pejorativas, omissão de fatos relevantes à criança, mensagens contraditórias que deixam os filhos receosos da presença de outro (pai,mãe, irmãos),dizer que a criança foi abandonada por quem ela gosta, trás sequelas drásticas irremediáveis.

Não precisam ser estudiosos da psicologia para verem as sequelas deixadas pela alienação, vários fatores que talvez nunca sejam corrigidos, onde muitos buscam uma fuga da realidade massacrante com o qual não consegue lidar, impedindo que prossigam com suas vidas e elaborem o luto pela separação seja dela de quem for.

O que existe de mais perverso na humanidade é causar desprezo pelo outro, pelo que acredita ser desamor onde crianças e adolescentes se tornam verdadeiro instrumento de ódio e de vingança.

Ainda bem que Alienação Parental HOJE reconhecidamente é crime segundo a Lei 12.318 de 2010, então aconselho aos navegantes que pense duas vezes quando for conversar com crianças, adolescentes, quando citar fatos irrelevantes ou mesmo relevantes, que isso não venha prejudicá-los futuramente, que para ser amado não precisamos denegrir a imagem do outro, que não precisamos ferir para ser amado, no coração humano existe espaço para pais, mães, tios, avós, irmãos, amigos, que o amor é universal e intransferível, o que se cultiva com alienação é dor, sofrimento, solidão, vingança, sangue, morte. Então! Pensem antes de falar.

Um comentário:

  1. Se as pessoas tivessem ciência de que a vida é muito curta e rápida como um piscar de olhos, não guardaria um bisaco para lamentos futuros.

    ResponderExcluir