sábado, 15 de setembro de 2012

Preconceito


Hum, dizer que não tem preconceito é como bem...  Assim jogar o sua sujeira embaixo do tapete, esconder o errado do seu intimo, quando não se mostrar, assim imbecil ao mundo. Quero falar hoje de um sentimento que me ocorreu há muito tempo, Minha filha Jade define preconceito Assim: Você conceitua a pessoa sem a conhecer, julga somente pela aparência sem analisar o conteúdo. Pois bem aquela raiz podre esta dentro de mim sim, olhe que  ninguém é perfeito, pois bem aquela virtude de ser velho “pra alguns” me instigou, e eu fiquei ali caladinha pensando cá com meus botões, “olhe que não era os da blusa que eu usava”, e sim os meus poucos neurônios que me resta. Eu sou uma pessoa preconceituosa, é, mais a vida este ai para nos ensinar. Olhava uma pessoa com tattto e imaginava deve ser prisioneiro, ou algo parecido, ai o MEU bom DEUS para me ensinar que não era bem assim, me deu meu filhão SEGUNDO, tatuador de primeira, renomado, não bebe, não fuma, não cheira, odeia bebida, só curte o derbyzinho dele, e os carangos, e o dedo de DEUS me apontava.
 - Esta vendo Socorro?
-  Não é como você pensa?
- A onde esta seu preconceito agora?
Mais a ficha ainda não tinha caído caro amigo leitor,  até que essa semana recebo uma visita que me fez tão feliz, e eu fiquei cá com os meu.. Bem não vou repetir, somos uma sociedade hipócrita, preconceituosa mesmo, o que nos faz pensar que somos diferente uns dos outros? O que nos faz pensar que somos melhores do que o nosso próximo? Às vezes chegamos até a condenar quando alguém, mais não olhamos lá bem dentro do fundo do nosso mais intimo ser e não averiguamos as raízes podres ainda querendo afluir, brotar.
É difícil pra quem foi criado em ambiente tosco “ isso é o que se pode definir de um grupo que instrua o preconceito” admitir, aceitar e até mudar as plantas desse jardim que é a vida, e confesso que estou ainda tentando aprender como cultivar o meu jardim, sem o agrotóxico do preconceito, da indiferença, do desamor, pois bem e hoje analisando a bobagem de querer ser perfeito descubro que ninguém o é, o perfeito depende de qual lado do muro você se encontra. Difícil é admitir somos preconceituosos sim ,mais isso não significa que não podemos mudar, ou como eu mesmo digo melhorar.

Por Mim: Socorro Oliveira

Um comentário:

  1. PrÉ-conceito, o nome já o diz que é, são prenoções concebidas de algo que não conhecemos. Mas o caso é, que quando passamos a conhecer e mesmo assim, rejeitamos, ignoramos e até mesmo repudiamos por influência de uma sociedade tradicionalista, conservadora e MANIPULADORA, o nome passa ser outro, daí surgi a descriminação. Cabe a nós, indivíduos dessa sociedade praticarmos algo que é deixado de lado em todos esses casos, RELATIVIZAR, saber se algo, ou alguém não te faz bem após conhecer, ou conviver, quem vai dizer se você vai querer ou não é somente você! O que está sociedade não tem mesmo é CONHECIMENTO de causa...rsrs... Por isso estamos todos olhando apenas para o nosso centro de preocupaçãoes, o nosso lindo umbigo!

    ResponderExcluir