terça-feira, 11 de dezembro de 2012

FAMILIA X ESCOLA


Às vezes me pego pensando em alguns fatos cotidianos, e o que mais me chama atenção é observar o ser humano em sua essência. Tenho na família uma senhora que não estudou que não sabe nada das letras além de saber assinar seu próprio nome, mais que ouvindo relatar fatos reais da sua vida fico eu observando a bagagem que nós trazemos não sei de onde, vidas passadas talvez, ou aquele ditado tantas vezes falado por nossos pais, “educação é questão de berço”, uma grande verdade.
Ontem à noite essa senhora me relata um dos muitos fatos acontecido na sua vida e eu como ouvinte e admiradora dela fico ali observando a maneira de expressão, a ética contida no relato e no conteúdo de sua vida, e tentando adivinhar de como seria se essa senhora além de tudo que ela tem tivesse tido a oportunidade de adquirir conhecimentos.
A riqueza dos fatos, a ordem cronológica, a educação na mais pura essência do ser, é de uma riqueza admirável, não precisa ela das letras apenas de alguns acréscimos de conhecimentos básicos para uma profissão menos cansativa do que a que ela exerce hoje. Pois bem pesando nisso me pergunto, onde se perdeu os valores? Onde estão escondidos tantos ensinamentos passados pelos nossos país e avós? O se pensa em achar que a escola é quem vai educar nossos filhos?
Resposta para isso não temos, mas ainda acredito que educação é berço, é ambiente, é de encarnações passadas, só não acredito que essa é uma bagagem que podemos colocar na mala do saber sem o transporte chamado escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário