sexta-feira, 10 de agosto de 2012

EVOLUÇÃO CHAMADA MULHER



No alto dos meus 52 anos em pleno sec. 21 observo as mudanças qualitativas, vivi épocas de ingenuidade com relação à politica, a tecnologia e a solução da miséria humana. Hoje me encontro com uma reviravolta total onde o ser contemporâneo procura razões para alimentar o ciclo da história, onde palavras novas são incluídas a todo instante ao nosso vocabulário, onde a mulher já não sonha mais somente com altar, “ainda bem”.
A mulher foi o que mais se transformou na sociedade, ela deixa a inércia  para se tornar uma mulher verdadeiramente focada no futuro, avançando nas universidades, e todos abrem alas para vê-la passar com o seu doce poder de sedução, que negocia, que sabe pressionar com sutileza e elegância.
A mulher foi derrubando um a um os tabus e conquistando o seu espaço no mundo e nos negócios, usando o poder sem se desfazer do perfume, da maquiagem e com novos arsenais a seu favor, como a preparação física, a cirurgia plástica, a liberdade de expressão, e assim foi conquistando degrau a degrau.
O século 21 é marcado pela sutileza, pelo perfume, por palavras doces porem forte, pelas curvas, por saltos altos, pela sensibilidade e com total controle da TPM e do bolso. Li outro dia em uma revista que o século 20 foi macho e 21 totalmente FÊMEA, concordo, a mulher de olhar oprimido, subjugada a própria condição de ser mulher ficou no passado. Brindo a mulher jovem, decidida de liberdade sexual e brilhante isso sem abandonar a essência de ser simplesmente Mulher.
Revendo a Novela Gabriela é que sentimos esse passado tão distante existiu mesmo, onde a mulher era joguete do homem e da sociedade, e que o que de pior podia existir era Os BATACLÂS da vida, onde não podia estudar escolher uma profissão que não fosse abrir as pernas, fogão e lavanderia condição muitas vezes sub humana.
Enfrentando adaptações a mulher conseguiu superar suas dificuldades e ainda administrar seu tempo a favor de suas atividades, para que as questões familiares não entrem em conflito com questões profissionais e sociais onde tem marcado as últimas décadas mostrando que competência no trabalho também é um grande marco feminino. O mundo passa por transformações rápidas e desastrosas que precisam de mudanças imediatas. A mulher consegue transmitir a importante e dura tarefa de mudar hábitos com a clareza e a delicadeza necessária para despertar o envolvimento de cada indivíduo e a importância da mudança de cada um.
O avanço feminino frente à política e à economia mostra a força da mulher em perceber e apontar os problemas tendo sempre boas formas de resolvê-los.  A realidade do crescimento do espaço feminino tem sido percebida pela participação da mulher em diferentes áreas da sociedade que lhe conferem direitos sociais, políticos e econômicos, assim como os indivíduos do sexo oposto, senti isso quando em 1999 voltava do Acre e a Comissária de Bordo avisa pelo microfone. “atenção passageiros vocês estão sendo conduzidos pela primeira piloto feminina comercial, não sei o nome dela  mas sei que  esse voo era totalmente dirigido por Mulher. Hoje desfila por nosso olhos nomes femininos brilhantes, inspiradores como,Tenente Carla Borges, primeira mulher a pilotar um jato de Guerra no Brasil, Sonia Gandhi, 64 anos, presidente do congresso nacional da Índia, Sheryl Sandberg, 41 anos, chefe de operações do Facebook, “nossa essa como tantas outras eu tiro o chapéu”, agora nomes bem mais perto como a Princesa Isabel, Celina Guimarães, Dilma Rosset, ” não posso esquecer minha musa”  Leila Diniz,  mulher que não tem somente pernas, peitos, bunda, tem mais, tem algo bem mais, dignidade, respeito, inteligência, e acima de tudo CONHECIMENTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário